Dias de finados - comemoração da vida eterna!


Dia de finados é sempre muito interessante, parece que sempre chove. E a chuva trás uma melancolia. A chuva deixa o dia cinza, e o cinza é uma cor triste!

“Desde o século 1º, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. No século 4º, já encontramos a Memória dos Mortos na celebração da missa. Desde o século 5º, a Igreja dedica um dia por ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém se lembrava.”

Estranho comemorar o dia dos mortos. Comemorar perdas, que são tristes. Ninguém deveria comemorar a morte e sim a alegria da vida! Dia de finados comemora-se a vida eterna dos entes queridos, é uma data criada pela igreja católica.

Mas dias de feriado nem sempre são para comemorar e sim para lembrar, as lembranças de coisas boas de outrora e de momentos marcantes. Os feriados são dias reservados para as lembranças.

O Dia de Todos os Santos (1/11) celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados. O Dia de Todos os Mortos (2/11) celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Só espero que quando for a minha vez de ser lembrada isso ocorra em outras datas do ano e não apenas ser lembrada como alguém que se foi. Lembre-se de mim como alguém que sempre esteve presente!

Comentários

  1. Nossa eu não sabia que o dia 02/11 comemora-se a vida eterna e sim os finados!Muito interessante,essa visão sobre esse dia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Minha Bicicleta que Amo!